Texto: Pausa, de Moacyr Scliar
Público alvo: Ciclo II do Ensino Fundamental ( 9º ano )
Objetivos: desenvolver a competência leitora e escritora no ciclo II, 9º ano, de modo a oferecer condições necessárias aos aprendizes para que eles possam identificar a estrutura e a diversidade de gênero, bem como os mecanismos linguísticos para a congruência de um texto.
Duração: de 3 a 5 aulas
Habilidades:
1º momento ( 1ª aula ): distribuição de cópias para leitura partilhada e individual com o objetivo de ativar um contato inicial com o enredo, afim de estimular a compreensão e observações sobre o texto;
2º momento ( 2ª aula ): apontamento das informações adquiridas em primeira instância com a intenção de esclarecer dúvidas preliminares; elucidação sobre o gênero, os elementos construtivos e estilo perfilhado pelo autor;
3º momento ( 3ª aula ): enumeração dos elementos da narrativa por meio de indagações que proporcionem o conhecimento prévio do assunto, como:
a) Definição do gênero crônica e menção de outras categorias conhecidas para abordagens comparativas;
b) Levantamento das características do texto por meio de hipóteses tanto a respeito do conteúdo quanto da forma;
c) Apontamento de comparações e das intenções do autor;
d) Articulação sobre o enredo, personagens, tempo, espaço, clímax, foco narrativo, tipo de linguagem, tipo de discurso e desfecho.
4º momento ( 4ª aula ):Manifestação de apreciações estéticas e/ou afetivas, bem como os valores éticos que constatarão as posições e ideologias dos alunos.
5º momento ( 5ª aula ): Conclusões e/ou fechamento do assunto explanados através do retroprojetor e/ou agrupamentos em sala para esclarecimentos , contestações e formulação de novas estratégias de trabalho.
Avaliação:
*Montagem de HQ;
*Montagem de vídeos pelos alunos;
*Montagem de vídeos pelos alunos;
*Encenação do contexto;
*Reescrita do texto, apresentando desfechos diferentes;
*Exposições para as demais turmas;
* Sugestões dos alunos, garantindo a interação, participação e colaboração de todos.
Cursista: Elisabete Tieko
Nenhum comentário:
Postar um comentário