Participantes do grupo: Amire, Jacqueline, Alessandra, Elisabete, Ana Rita, Elisabete Tieko, Dalva
A "situação de aprendizagem" que nós construímos no Encontro Presencial foi a seguinte:
Texto: Pausa ( Moacyr Scliar )
1. Que tópicos poderiam ser levantados sobre o texto?
2. Que ideia nos remete a palavra “pausa”?
3. Que tipo de pausa Samuel procurava?
4. Que competências ele apresentava para realizar suas façanhas?
5. Suas habilidades em fugir da rotina do lar surtiram resultado? Por quê?
6. Você já sentiu vontade de procurar outro local diferente do seu lar? Qual? Por quê? Como faria?
7. No final do texto, o autor apresenta um tom de descontentamento na expressão: “para casa”. Que tipo de intenção teve ao dizer isso? Você já teve esta mesma sensação? O que fez para resolver?
8. Você sabe quem é Moacyr Scliar?
9. Que posição social o autor ocupa?
10. Em que situação ele escreve o texto?
11. Onde foi escrito o texto?
12. Quem o autor julga que lerá o texto?
13. Qual faixa etária ele pretende atingir?
14. Como ele valoriza seus temas?
15. A rotina pode levar uma relação ao desgaste? Justifique com elementos do texto.
16. Por que o texto não trata a personagem feminina pelo nome?
17. Quais são os valores éticos apresentados no texto?
18. Que conhecimentos de mundo apresentam os personagens? Isso poderia prejudicar no desenvolvimento cognitivo? Por quê?
Uma das questões mais comentadas, no decorrer da apresentação, durante a oficina, foi a nº 16, que nos fez recordar "Vidas Secas", que também não faz referência ao nome das crianças no decorrer da história. E...
Vamos iniciar nossa discussão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário